Caminhos de Fátima – Clã
23 de Fevereiro de 2015 - 23H02M - por ProO Clã 58, constituído pelas Tribos São Tiago Maior e Roger Schutz, partiu numa caminhada de dois dias com destino ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, pela rota marcada que liga Santarém a Fátima, o caminho do peregrino.
O Acantonamento Volante começou na noite de dia 20, com a concentração dos seis elementos que participaram na actividade, na sede do nosso Agrupamento.
Pernoitámos na sede e, no dia seguinte, por volta das 7h30m partimos de carro em direcção a Santarém.
O percurso do primeiro dia começou às 9h, em Santarém, e terminou em Olhos d’Água, onde pernoitámos no Centro de Ciência Viva. Este primeiro percurso teve a duração de 7h14m e o total de 28,93km.
No dia seguinte, por volta das 8h, partimos rumo ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Com um percurso muito mais exigente que no dia anterior, com muitas subidas e muitos quilómetros, demorámos 9h03m a chegar ao nosso destino final, tendo totalizado 27, 89km percorridos neste dia.
Com alguma pena nossa, mas sabendo o esforço que todos fizemos para terminar a nossa caminhada, chegámos ao Santuário apenas por volta das 17h e tivemos de apanhar o autocarro de volta para Santarém às 17h45m.
Com um total de cerca de 57km, o Clã considerou que, apesar da fadiga apresentada por todos os elementos, foi um bom acantonamento onde conseguimos testar os nosso limites, físicos e mentais, e em que percebemos que juntos conseguimos atingir os nossos objectivos.
Deste modo, este Acantonamento Volante serviu como uma boa preparação para a Caminhada Final de Clã, rumo a Santiago de Compostela.
Apesar de não termos tido muito tempo para muitas fotografias, aqui ficam algumas imagens da nossa aventura.
Por: Ana Frade